quinta-feira, 6 de junho de 2013

PROERD RETOMA ATIVIDADE DEPOIS DE 12 ANOS


      Prevenir é a melhor arma contra as drogas e a violência, para formar cidadãos conscientes com ética, valores e moral. Assim, a BRIGADA MILITAR 16º BPM desenvolve nas escolas da rede pública o PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência que depois de 12 anos retoma os trabalhos em SALTO DO JACUÍ. Com início em março e com seis turmas de 5º ano e com previsão de estender aos 7º anos e público adulto com o PROERD PAIS e encontros com alunos para falar sobre o bullying muito presente não só no meio escolar, mas, em casa e no trabalho.

       As aulas são ministradas pelo SD BONUCIELLI, que vem a preencher uma lacuna de mais de uma década sem ações do PROERD no município. Sendo que anteriormente o município não pertencer ao 16º BPM e não ter instrutores disponíveis não era realizado o PROERD. mas, um esforço do Comando do 16º BPM, Comando do Pelotão e Prefeitura Municipal de SALTO DO JACUÍ  e através da Secretaria de Educação disponibiliza o transporte para que o SD BONUCIELLI possa deslocar para as aulas dentro do município e assim  numa parceria foi possível que o PROERD retomasse suas ações junto à comunidade. Nesse 1º semestre será formados aproximadamente 100 alunos da rede pública de ensino com formatura marcada para o dia 11 de julho às 19 horas na Câmara de Vereadores onde, a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SALTO DO JACUÍ  irá patrocinar as camisetas dos alunos, professores e Diretores e banners institucionais para a formatura e outros eventos em que o PROERD participará.

       Para o segundo semestre a previsão de realizar o PROERD com os indígenas GUARANIS E KAIGANGUE. Segundo o CMT do 16º BPM MAJOR JORNADA ressalta que a polícia e justiça sozinhas não conseguem combater a criminalidade e sim, com a ajuda e apoio da comunidade chegaremos a resultados satisfatórios. E com apoio do MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO será lançada a cartilha ‘’ PAZ NA ESCOLA: DIREITO À EDUCAÇÃO, DEVER DE RESPEITO ‘’, que visa a orientar a comunidade escolar em relação aos atos infracionais, atos de indisciplinas, crimes e contravenções com isso, a comunidade de SALTO DO JACUÍ  tem mais um fator de proteção e prevenção e  onde o CRPO AJ já formou mais de 17.000 alunos destes 6.590 só na área do 16º BPM.

                       Contudo a partir de 2009  É POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃO ÀS DROGA E A VIOLÊNCIA,
              sendo formalizado em   15 de junho de 2010 quando tornou-se lei nº 13.468, e em 2011 recebeu o
              CERTIFICADO INTERNACIONAL DE CENTRO DE TREINAMENTO PROERD  do D.A.R.E. USA, levando
              o nome hoje de CENTRO MERCOSUL PROERD, formando policiais PROERD de outros países.
 

                                                        TELMO FABRÍCIO BONUCIELLI
                                                                SD  INSTRUTOR PROERD

 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário