terça-feira, 31 de julho de 2012

CURSO "CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS"

     A Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar, participa do Curso "Crack, Álcool e Outras Drogas: Ação integrada entre as redes de Segurança Pública, Saúde e Assistência Social".

     O Evento ocorreu no Plaza São Rafael em Porto Alegre nos dias 30 e 31 de julho de 2012 , e participam integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Susepe. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, está promovendo o Curso, que é executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

     O referido curso tem por objetivo integrar e articular a rede de segurança pública com os diferentes serviços de saúde e assistência social.



Drª Lisia Vondiemen do Hospital de Clínicas de Porto Alegre


. Drª Fernanda Lopes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre


Da esquerda para a direita: Dr. Heliomar Franco, Delegado Diretor de Investigações do DENARC, Dr. Joel Oliveira, Delegado Diretor do DENARC, Sr.ª Emilene Pimentel, do Núcleo de Ações de Treinamento da Guarda Municipal, Juliano Padilha do Núcleo de Ações de Treinamento da Guarda Municipal, Dr. Robson Robin, Coordenador Geral Responsável pelo SENAD, Sgt Túlio Cesar Figueiró, da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Sr Rodrigo Franklin da Secretaria de Direitos Humanos/ DEPPAD e a Sr.ª Adriana Vizzotto da SJDH/BM
 



quinta-feira, 26 de julho de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DO PROERD EM TRES PASSOS

No dia 20 de julho de 2012, na sede do quartel do 7º Batalhão de Polícia Militar de Três Passos, sob coordenação do CRPO/Fronteira Noroeste, foi realizada solenidade de formatura do Curso de Formação de Instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), primeiro curso de formação no programa da região frequentado por Policiais Militares do Rio Grande do Sul e Policiais da Província de Misiones - Argentina.

Os formandos passaram por duas semanas de estudos, treinamentos e práticas, sob a supervisão pedagógica de uma equipe de capacitação composta por mentores do Proerd do Rio Grande do Sul que vieram de diversos municípios: Lajeado, Flores da Cunha, Colorado, Santa Rosa, Augusto Pestana e Santa Maria.

No curso foram formados 30 (trinta) novos Instrutores do Proerd, 26 (vinte e seis) da Brigada Militar e 04 (quatro) Policiais da Policia de Misiones - Argentina.

Os novos Instrutores estarão habilitados a desenvolver o programa nos currículos de Séries Iniciais, 5º e 7º ano do ensino fundamental nas Escolas Públicas e Privadas.
 
 
 


 

FORMATURA PROERD EM NOVO CABRAIS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONFERÊNCIA DE BATASAR GARZÓN - DIREITOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO E CRIMINALIDADE GLOBAL


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará Conferência de Baltasar Garzón intitulada "Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade Global", no dia 17 de julho do corrente ano, às 18h, no Auditório do Ministério Público Estadual.
O juiz Baltasar Garzón tem se destacado na luta pelos direitos humanos, no combate ao crime organizado e à corrupção. Ficou conhecido mundialmente ao emitir uma ordem de prisão contra o ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet, pela morte e tortura de cidadãos espanhóis.
A Conferência contará com a presença do Governador Tarso Genro, da Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, do Ministro de Defesa do Uruguay Eleutério Huidobro, do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp e do Procurador do Estado Jacques Alfonsin.
Mais informações pelo telefone  (51) 3210-4528 ou pelo e-mail: direitoshumanos-desenvolvimento@gg.rs.gov.br.
Contamos com a sua presença. 

VALE RIO DOS SINOS FORMA 722 CRIANÇAS NO PROERD

        Na quinta-feira (12/7), às 18h, no Salão Social da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, foi realizada a formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), desenvolvido no 1° semestre do corrente ano no município. Na ocasião 722 crianças receberam certificados pela participação no programa e assumiram o compromisso fazendo o juramento PROERD de resistir às drogas e a violência.Ascrianças que fizeram a melhor redação receberam um curso de informática gratuito e o primeiro lugar recebeu um computador e o segundo lugar recebeu uma bicicleta.
      Várias autoridades estiveram presentes na solenidade, dentre elas, o Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, Tenente Coronel Carlos Armindo Thomé Marques e Comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, Capitão Paulo Cesar dos Santos.
        O Leão do Proerd e a Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos abrilhantaram a festa e também apresentações culturais de teatro e música.











18º BPM REALIZA FORMATURA DE 400 ALUNOS DO PROERD

             Na Quinta-feira (12/07), às 09h, na sede do 18º BPM, situado na Av. Senador Salgado Filho, nº 1119, Bairro Santa Isabel neste município, ocorreu à formatura de 400 alunos do PROERD de cinco escolas municipais.
            A formatura contou com a presença do Sr. Comandante do 18º BPM Ten. Cel. JOSÉ LUIS RIBEIRO PAZ, Maj. RODRIGO SARMANHO FRANÇA, Maj. IVAN LUIS MACHADO BENITES, Maj. JEFERSON MARQUES DE MELLO e o Secretário de Educação do Município Sr. GILNEI LEITE.
Foram realizadas diversas atividades e proporcionadas diversas atrações para os alunos formandos, como passeios a cavalo com animais do 4º RPMON da Brigada Militar, passeio nas viaturas, apresentação dos cães com Cinófilos do BOE, demonstração de exemplares animais da nossa fauna por parte do BATALHÃO AMBIENTAL e a apresentação da Banda de Música da Brigada Militar.
Participaram do Programa Educacional as seguintes Escolas:
- E.M.E.F. ARMADOR NUNES DA ROCHA;
- E.M.E.F. OLIMPIO COELHO DE OLIVEIRA;
- E.M.E.F. FREI PACÍFICO;
- E.M.E.F. DOM DIOGO DE SOUZA;
- E.M.E.F. JARDIM VIAMAR;
Os alunos autores das melhores redações foram homenageados e receberam um troféu, sendo eles:
- KATHLEEN BRUNA RODRIGUES (Escola Armador Nunes da Rocha);
- ARIELA GONÇALVES FERZOLA (Escola Olimpio Coelho de Oliveira);
- TAYNÁ M. DA S. PEREIRA (Escola Frei Pacífico);
- STEPHANIE PEREIRA NUNES (Escola Dom Diogo de Souza);
- KEILA ASSUNÇÃO DO AMARAL (Escola Jardim Viamar);






quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROERD FORMA NOVAS TURMAS EM RIO GRANDE

       Na sexta-feira (13/07), às 14h30, no Auditório do CIDEC Sul, Furg/Campus Carreiros, em Rio Grande, acontecerá mais uma formatura do Proerd sob a responsabilidade do 6º Batalhão de Polícia Militar.
      Ao todo são 14 escolas que estarão participando do evento que reunirá as turmas que participaram do programa no 1º semestre deste ano.
     Durante o encontro, em que acontecerão os atos formais como juramento, escolhas das melhores redações e entrega de certificados, estão previstas diversas atrações artísticas como apresentação musical e teatro.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

TRINTA NOVOS PROERDIANOS RECEBEM CURSO NA SEDE DO 32º BPM


Na manhã de segunda-feira (11/6), na 5ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar (32° BPM), ocorreu a Aula Inaugural da 5ª edição do Curso de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos.

   A solenidade de abertura do curso contou com a presença do prefeito municipal, Délcio Hugentobler, do comandante do CRPO-VRS, tenente coronel Carlos Armindo Thomé Marques, do comandante do policiamento da cidade, capitão Aparício Renner da Silva, do instrutor Master do PROERD e facilitador do curso, capitão Cilon Freitas, da pretora da comarca de Taquara, Maria Inês Couto Terra, da secretária municipal de educação Silvana Krupp e demais autoridades presentes.

   O curso terá duração de duas semanas, e formará 30 novos instrutores do PROERD, que serão habilitados a ministrarem aulas nas escolas de seus respectivos municípios, para crianças e adolescentes. O programa tem como objetivo trabalhar as questões de auto-estima, tomada de decisões e reflexões sobre qual o melhor caminho para se tomar ao longo da vida. A banda de música do CRPO-VRS se fez presente e animou o evento.


INSTRUTORA DO PROERD CRPO/VRS REALIZA AÇÃO SOCIAL NO VALE DO SINOS

Na manhã de sexta-feira (29/6), no Plenário da Câmara dos Vereadores de Estância Velha, uma Instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), realizou a entrega de doações de roupas para instituições de caridade.
      O evento ocorreu devido uma gincana em benefício à Campanha do Agasalho que a Policial Militar Instrutora do Proerd, soldado Graziela, do 3º Batalhão de Policia Militar (3° BPM) organizou com seus alunos. O Comandante do CRPO/VRS, tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques prestigiou a Ação Social, parabenizando a soldado Graziela pela iniciativa e a todos que contribuíram para organização do evento.
      Estavam presentes no acontecimento o Comandante do 3º BPM, capitão Zanini, o Coordenador dos Projetos Sociais do CRPO/VRS, tenente Gustavo e autoridades regionais.

ADH PROMOVE O I ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS INSTRUTORES DA BRIGADA MIRIM

Na terça-feira (19/6), no Auditório do Quartel do Comando-geral da BM, em Porto Alegre, foi realizado o I Encontro Pedagógico dos Instrutores da Brigada Mirim, promovido pela Assessoria dos Direitos Humanos (ADH) da BM.
      Estiveram presentes na solenidade o Comandante-geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos, o chefe da Assessoria de Controle Interno (ACI), tenente-coronel Gleider Cavalli Oliveira e o chefe do ADH, tenente-coronel Paulo César Franquilin Pereira.
      Foram realizadas diversas palestras sobre os projetos sociais ao longo do evento e apresentações do Grupo Teatral Brigada em Cena, com a peça “Pais e Filhos” e da Brigada Mirim de Cachoeirinha.


PROERD FORMA NOVOS INTRUTORES NA SUA 6ª EDIÇÃO

Na sexta-feira (29/6), no Centro Regional de Cultura, no município de Rio Pardo, ocorreu a formatura da 6ª edição do curso de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
 Ao todo foram 25 novos instrutores, sendo 18 do Comando Regional de Policiamento do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e sete do CRPO/Central, que atuarão em escolas estaduais, municipais e privadas do estado.
 O coronel Edson Luiz Chaves Brendler, comandante do CRPO/VRP, acredita que o aumento de instrutores na região do Vale do Rio Pardo contribuirá na construção de conhecimentos que privilegiam a integridade e a formação cidadã das crianças, alertando-as para os perigos das drogas e da violência.